Evento Híbrido Natura: Dia do Batom – Magia e Autoestima

Muito mais do que um acessório de beleza, o batom é um ícone poderoso, símbolo de autoestima e empoderamento feminino, capaz de transformar o humor e a confiança com um simples toque de cor.

Um dia especial para celebrar o batom? Será que esse pequeno e singelo item de maquiagem merece tantas honrarias? Esse questionamento não é incomum quando se desconhece a simbologia do uso do batom, e sua relevância impressa na história das mulheres por liberdade de expressão. Vem com a gente conhecer a história e o real significado deste pequeno produto de bolsa que conquistou as mulheres de todo o mundo!

Mulher de olhos fechados e expressão de estar bem com vida segurando um batom

Live Dia do Batom - transformação instantânea!

Que mulher nunca sentiu aquela transformação instantânea ao passar o batom?  Aquele aumento de autoestima que a deixa pronta para conquistar o mundo? É por isso que o batom é muito mais que um simples cosmético! Ele é um símbolo de força, feminilidade e liberdade. Essa pequena barra de cor tem o poder de mudar completamente um look e merece um dia especial. 

É com os lábios tingidos de vermelho que mulheres de todo o mundo têm, há décadas, buscado voz e visibilidade. O vermelho, uma cor intensa associada à energia, força, poder e paixão, evidencia sua forte relação com o empoderamento feminino. Em 1912, por exemplo, Elizabeth Arden, um dos grandes nomes da indústria de cosméticos norte-americana, distribui milhares de batons vermelhos para as sufragistas durante uma grande manifestação em Nova York.

Nesse caminho, o batom tornou-se símbolo de rebeldia desafiando os padrões de beleza e comportamento estabelecidos pela sociedade, além de equidade de direitos entre homens e mulheres. Hoje, o batom vermelho é um clássico da maquiagem que ganhou nuances totalmente ressignificados na indústria da beleza. 

A Natura, enquanto empresa envolvida com o universo feminino, não poderia deixar de criar uma celebração especial para o Dia do Batom. Decidiu, então, abrir as portas de sua fábrica e transmitiu uma live aberta ao público no YouTube, para mostrar todos os detalhes do processo de produção dos seus batons para suas revendedoras e clientes. Afinal, sem dúvida, esse produto é o queridinho da Natura!

Um evento híbrido de sucesso

Nós da Exitus, ficamos curiosos e entusiasmados quando recebemos o tema da próxima live. Nosso desafio foi realizar a transmissão ao vivo simultaneamente em dois ambientes, ou seja, no estúdio-âncora com audiência presencial; além de acompanhar o trajeto do processo de produção pela fábrica. 

Assim, no último dia 29 de julho, com um planejamento meticuloso, a Exitus transformou a fábrica da Natura, em Cajamar, num verdadeiro estúdio de filmagens, proporcionando uma experiência imersiva para milhares de consultoras de beleza conectadas em tempo real. Nossa equipe de profissionais experientes na produção de eventos digitais, trabalhou incansavelmente para garantir a qualidade da transmissão e o engajamento da audiência.

Eventos desta natureza oferecem uma oportunidade única para conectar pessoas de diferentes localidades e criar experiências memoráveis. Por isso, aliamos tecnologia, planejamento, interação e uma equipe profissional e bem orquestrada para desvendar “como se faz um batom”.

Etapa de fabricação do batom. Batons enfileirados.

O Poder do Batom: Uma Jornada Inspiradora

Esse artefato notável, que nunca sai de moda, existe há milhares de anos. As primeiras civilizações já utilizavam pigmentos naturais para colorir os lábios, como o vermelho obtido de insetos e o roxo extraído de frutas. No Egito Antigo, a rainha Cleópatra era conhecida por sua beleza e usava batom à base de carmim para realçar seus lábios. 

Ao longo dos séculos, o batom passou por diversas transformações, na Idade Média, por exemplo, o uso de maquiagem foi associado à bruxaria e à imoralidade e foi proibido. Mas ele ressurge, sendo a escolha predileta de rainhas que ostentavam lábios poderosos e avermelhados, ajudando assim a popularizar sua aplicação. 

Já no século XX, o batom se tornou um ícone da feminilidade e da liberdade e posteriormente caiu no gosto das estrelas de cinema figurando nas páginas das revistas, nas telas do cinema e nas prateleiras das lojas. Mulheres e atrizes icônicas, como Coco Chanel, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, participam de campanhas publicitárias e o batom virou sinônimo de elegância e beleza. Nem precisa dizer que a partir daí, o batom se tornou uma “febre” nas nécessaires e bocas das mulheres. 

Você pode conferir mais detalhes sobre a trajetória do batom ao longo da história em www.natura.com.br/blog/maquiagem/dia-do-batom 

Hoje, o batom é muito mais do que um cosmético. Ele é uma forma de expressão, um reflexo da personalidade e um instrumento que para muitas mulheres, realça o poder pessoal. Não é à toa que promove a estética e a beleza no mundo dos cosméticos, esbanjando tanta versatilidade com suas cores e texturas, que nem sequer crises econômicas conseguem derrubá-lo em vendas.

Ilustração artística de Cleópatra usando batom cor carmim

Segredos da produção do batom que geram engajamento

A live Natura contou com mais de 6.000 pessoas conectadas em tempo real, no qual, além de fazer uma homenagem ao batom a partir de sua rica história, apresentou as tecnologias mais avançadas utilizadas pela empresa. Ela trouxe uma experiência mais imersiva ao mostrar o passo-a-passo da fabricação num tour real pela fábrica. As consultoras e o público puderam acompanhar de perto o processo de produção, descobrindo os segredos por trás de um produto tão icônico.

Foi revelado, por exemplo, que a partir de pesquisas com os usuários, a Natura implementou uma tecnologia para tornar mais confortável a textura e temperatura, além de aumentar a durabilidade do batom. 

Mulheres que conquistam sonhos

A Diretora, Cida Franco, entrevistou várias consultoras de beleza em diferentes partes do país, que através de seus cases de sucesso motivam outras mulheres a alcançar seus objetivos e sonhos. Compartilhou histórias inspiradoras de mulheres que encontraram no batom uma forma de expressar sua personalidade e construir seus negócios, fortalecendo assim a conexão entre a marca e o público.

O Dia do Batom é uma celebração da beleza, da feminilidade e da expressão individual. A Natura, reconhecida por sua inovação na produção de batons, permitiu um acesso exclusivo aos seus processos de fabricação durante o evento. Reafirmou o produto como símbolo de poder e transformação, apostando na transformação e em seu potencial enquanto peça fundamental na maquiagem de mulheres de todas as idades e culturas. 

Assista e confira a live completa em: https://www.youtube.com/watch?v=pVdRkz82C7g 

Exitus: Conectando Pessoas e Propósitos

Coordenar uma transmissão ao vivo com duas equipes simultaneamente é o tipo de desafio que Exitus adora! Percorremos toda a linha de produção da fábrica, desde o laboratório (Centro de Inovação Global), passando pela produção até o processo final de embalagem e lotes de distribuição. Iluminação, enquadramento, foco e velocidade de conexão para transmitir tudinho ao vivo, para esse público tão querido da Natura, foi nosso maior prazer!

Você quer também impactar seu público? 

Os resultados alcançados nesta live: 

Aumento do conhecimento sobre o produto: As consultoras puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a produção e os benefícios do batom Natura, fortalecendo suas vendas.

Fortalecimento da comunidade: A live proporcionou um espaço para que as consultoras se conectassem, compartilhassem experiências e se inspirassem mutuamente.

Aumento do engajamento da marca: A Natura consolidou sua posição de líder no mercado de cosméticos, demonstrando seu compromisso com a inovação e a qualidade.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. 

Exitus: Conectando Pessoas e Propósitos.

Leave a Replay

Categorias

Post Recentes